Eleito com 39,4% dos votos

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Email: clilsonjr@gmail.com
twitter.com/clilsonjr
Contato: (83) 8816-5662

O que danado é maioria? O que podemos esperar de alguém que tecnicamente foi eleito pela minoria absoluta e matemática? Deixa-me explicar.

Imagina que em uma sala de aula, 50 alunos decidem eleger o representante da turma (como fazíamos no Lyceu paraibano no início da década de 80), e a eleição é marcada para uma véspera de feriadão. Disputam a eleição, Zé Pedro e Giracélia. No dia marcado para eleição de classe, dos 50, comparecem 30. Depois da contagem de votos, Giracélia obteve 15 votos, Zé Pedro 11, 4 estudantes anularam o voto. 20 estudantes resolveram pela abstenção, indo a praia. Moral da história, Giracélia será representante dos 50 alunos, mesmo sem ser escolhida pela maioria, ou seja, 35 não escolheram Giracélia.

A mesma coisa aconteceu aqui na Paraíba, Ricardo Coutinho foi eleito com 39,4% dos votos do povo paraibano. Teve 1.079.164 votos dos 2.738.389 da população com direito a vez e voto. Desse total, 38.572 votaram em branco, 169.073 anularam seus votos e 521.249 foram tomar aquele banho nas praias de Pipa ou Bela e não escolheram o novo governador.

Moral da história ? Ricardo é o eleito da minoria, e é neste modelo de “democracia”, será o governador de todos, inclusive o meu.

Wilson Santiago
Esse sumiu do mapa e garantiu a derrota de Maranhão em todos os municípios que, com soberba, dizia ser o quintal de sua casa, eleitoralmente falando. Queda e coice: Deixará a Câmara dos Deputados em dezembro e talvez não será diplomado em senador, já que a tendência é ter Cássio como o senador número 1 da Paraíba. Santiago em nada deixará saudades. Antes tarde do que nunca. XÔ Santiago.

Um Padre na segurança
Deve ser mesmo boato a ideia de ter o padre Luiz Couto como novo secretário de Segurança do Estado da Paraíba a partir de 1º de Janeiro. Couto entende tanto de “segurança”, quanto o outro, de Jesus.

Felipe Leitão, “O talentinho de Ouro”
Nem terminou a euforia dos resultados das eleições, o vereador Felipe Leitão não economizou adjetivos para elogiar a atuação do jornalista Nonato Bandeira na eleição de Ricardo Coutinho para governador. Felipe deu tanta “bandeira” ,no estilo babão derrotado, que o vereador Bira (autêntico socialista) deve ter sentido, no fundo, uma pitada de inveja da habilidade do leitãozinho do Sertão.

Depois da contagem
Nem mesmo terminou a contagem oficial de votos, a quantidade de pessoa, principalmente da imprensa, que correu atrás de adesivos do Mago para poder amanhecer a segunda com toda vestimenta girassol. Muita gente deve ter lucrado com o estoque guardado em casa. A primeira tuitada adesista foi de um radialista que até o sábado, acompanhava as caravanas de Zé mesmo trabalhando na Secom para fazer aquela “tal assessoria de comunicação”, comum em todos os governos.