Governo x Imprensa

quarta-feira, 25 de maio de 2011


O jornalista gaúcho Luiz Cláudio Cunha recebeu no último dia 9, o título de "notório saber" da Universidade de Brasília (UnB). Foram exatos 42 anos para receber o diploma de Jornalismo. Enquanto isso, Luiz Cláudio ganhou todos os principais prêmios da imprensa brasileira com reportagens que denunciaram as atrocidades da ditadura militar no Brasil.

"O bom jornalismo se faz e se constrói com boas perguntas. O jornalismo de excelência se faz com excelentes perguntas", resumiu Luiz Cláudio, ao receber o título das mãos do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior.

Perguntado como ele avalia a relação governo-imprensa, Luiz Cláudio respondeu?

O governo, qualquer governo, faz mal à imprensa. A imprensa, toda a imprensa, faz bem ao governo - principalmente quando critica. Governo não precisa do "sim" da imprensa. Governo evolui com o "não" da imprensa. A proximidade da imprensa com o governo abafa, distorce o jornalismo. A distância entre governo e imprensa é conveniente para ambos, útil para a sociedade e saudável para a verdade. Jornalismo é tudo aquilo de que o governo não gosta. Tudo aquilo de que o governo gosta é propaganda. Certa vez, o segundo presidente da ditadura, general Costa e Silva, queixou-se das críticas da imprensa. Sua interlocutora, a condessa Pereira Carneiro, dona do Jornal do Brasil, esclareceu que eram apenas "críticas construtivas". O general, sempre franco, foi direto ao ponto: "Mas o que eu gosto mesmo é de elogio!..."

Fico impressionado em ver amigos fazendo o papel de assessoria, quando ocupam espaços preciosos no rádio, na TV e em suas colunas em blogs e portais. É um erro. Quem deve defender governo são os secretários, deputados e suas assessorias. Jornalismo é para atacar mesmo. Mostrar o que não pode ser visto pelo população. Imprensa é para denunciar escândalos como da Fazenda Cuiá. Radialista tem que denunciar a safadeza de um gari-laranja que ganhou uma licitação milionária na EMLUR. Imprensa tem que denunciar a situação dos professores que ganham menos de 2 salários mínimos no estado, no município e nos cambaus.

Jornalismo é tudo aquilo de que o governo Ricardo e Agra não gostam. Eu quero que eles me odeiem. Denunciei a merenda da SP Alimentação antes mesmo da realização da licitação vergonhosa. E se não houvesse denunciado naquela época, seria tão corrupto e comprometido, quanto as pessoas que fazem parte da máfia da merenda

Denunciei a licitação do lixo, do brinquedo, do gari. Denunciei as rachaduras da Estação Ciência. Mostrei que aquela construção foi licitada em 13 milhões e no final da história foi pago mais de 50 milhões de reais para nada. Ricardo e Agra, Maranhão e Cássio, Cícero e Chico Franca, Lula e FHC gostam de propaganda e eu não faço e nem farei propaganda para ninguém. Desafio aqui algum elogio nesta coluna a qualquer politico feita por esse colunista. Eu nasci para ser contra governos e é só assim que ganho forças para passar noites de sono fuçando contas e licitações, denunciando assim esses crápulas.

Se você me odeia pelo que escrevo, é uma opção sua, respeito. Um dia talvez seus netos saberão o valor que tive de querer ser um farol no meio de uma tempestade de ladrões e corruptos deste Brasil. Não me vendo. Sou um farol que no meio de qualquer tempestade, você poderá lembrar e saber que estarei aqui para denunciar e dizer também que jornalismo é tudo aquilo de que Ricardo e Agra não gostam.

A luta continua até que me calem com a morte.