Estação Ciências ou Estação Gambiarra? PARTE 2

segunda-feira, 9 de junho de 2008

ESTAÇÃO CIÊNCIAS - LEVE 1 E PAGUE 6!
ESTAÇÃO CIÊNCIAS - JOÃO PESSOA
PARQUE DONA LINDÚ - RECIFE

PARQUE CIDADE - NATAL


O promotor dos Direitos do Cidadão, Dr. Valberto Lira, confirmou que vai coordenar a fiscalização às obras da Estação Ciência, no Altiplano, João Pessoa. O objetivo é apurar denúncias de irregularidades na estrutura. A interdição da obra não está descartada.

Local: Estação Ciências
Data: Terça dia 10
Hora: 9 da manhã
Quem fará a vistoria: Dr. Valberto Lira - promotor dos Direitos do Cidadão e toda comissão de acessibilidade do Ministério Público.
Dados que chamam atenção desta construção são referentes ao investimento que não fica claro nem há transparência na divulgação dos verdadeiros números. Leia a declaração do secretário, Luciano Agra na página da PMJP
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=1428

Investimento – O secretário municipal do Planejamento, Luciano Agra, que acompanhou toda a execução do projeto, disse que a obra deve custar, em média, R$ 12 milhões. "Vale salientar que a estação é mais barata do que outros projetos de Niemeyer, levando em conta seu impacto urbanístico, dentro de uma cidade. O Museu de Arte Moderna de Curitiba, por exemplo, custou R$ 40 milhões", lembrou.

Vamos gravar este número que é oficial - 12 Milhões

Visitei novamente neste fim de semana a obra e fiquei tentando levantar informações sobre a Estação Ciências e poder comparar com o Parque da Cidade, em Natal e o Parque Dona Lindu, em Boa viagem. Chego a conclusão que o pessoense está pagando por seis parques para ficar com apenas um - que, por sinal, deve ter agradado muita gente. Vamos aos números:


COMPARATIVO DE m2 DA OBRA

VALOR DA OBRA - DE ACORDO COM PLACA NO LOCAL


A tabela acima deixa claro: o custo do metro quadrado construído em João Pessoa é quase seis vezes maior que em Natal e quase três vezes que a obra de Recife. Nem vou questionar o fato do arquiteto Oscar Niemeyer ter feito o projeto de graça (só foi cobrado os serviços de cálculos do escritório), em Natal, afinal ele dá presente para quem bem entender…

Mas não há quem me explique diferenças tão grande no preço das obras.

As informações preliminares indicam que estamos diante de um grande escândalo. Esse projeto foi imposto à sociedade sem debates - para se ter uma ideia, em Natal, foram realizados três meses de audiências públicas. O prefeito Ricardo Coutinho tem agora que explicar o preço da obra.
Ou a prefeitura abre a caixa preta financeira da Estação Ciências, ou a interrogação permanecerá! Quanto a você, contribuinte, compare os números e tire sua própria conclusão.


"A vida é um sopro, a Estação é o cuspe!"

Este material pode ser reproduzido parcialmente e/ou integralmente desde que citado o Blog como fonte. Você também pode ser fonte do Blog do Clilson, entre em contato conosco pelo e-mail clilsonjr@gmail.com ou pelo fone: (83)8849-5662.