E se houver prorrogação de mandatos?

domingo, 15 de março de 2009


Nunca antes na história deste estado se viu... tanta confusão política.

É Cássio com Ricardo, Cícero com Maranhão e um rosário de boatos que a cada dia muda feito vento. Com Ricardo batendo recordes sucessivos de popularidade, já circulam nos bastidores da política rumores de duas chapa lançadas através de um novo balão de ensaio na praça: Ricardo, Cássio e Efraim x Maranhão, Roberto e Luis Couto (com apoio de Cícero Lucena).

E se houver prorrogação de mandatos para 2012?

Os caciques do PT e do PMDB já fazem consultas informais e a parlamentares aliados do governo como da oposição, sobre a prorrogação, por dois anos, do mandato não só do presidente Lula, como de todos os 27 governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Não podemos esquecer que tal idéia é hoje uma alternativa. Usam como desculpas para essa mudança a possibilidade de mais 2 anos para unificar as eleições no país em 2012.

Partiremos do princípio que a prorrogação de mandatos sendo ampla e irrestrita, as chances de prosperar é tão viável, já que ninguém aceita o terceiro mandato para Lulinha Paz e Amor.

E como ficaria a Paraíba?

Quem Ganharia:

Roberto Cavalcanti - Ganharia 2 anos para protelar seus 120 processos e também para rodar mais 2 anos e tentar mais 8 de imunidade.

Efraim Morais - Como em 2010 a vaga teoricamente garantida é a de Cássio Cunha Lima. Para Efraim Morais seria a possibilidade de ficar mais dois anos e tentar em 2012 já que a parada em 2010 é quase impossível.

José Maranhão – Com mais 2 anos, Maranhão finalizaria seu terceiro mandato com quase 80 anos de idade sem a obrigação de uma reeleição abrindo vaga natural para veneziano disputar em 2012.

Cícero Lucena – Senador até 2014, a preço de hoje seria um bom nome para tentar a prefeitura de João Pessoa em 2012 sem correr grandes riscos, já que Ricardo não tratou de construir a imagem de um sucessor.

Quem Perderia:

Cássio Cunha Lima – Perderia uma teórica eleição para o senado em 2010 e cairia na seca do ostracismo de 4 anos sem mandato. Não há como manter um grupo unido por 4 anos sem poder algum, já que por incompetência e desgaste perderam João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Campina Grande, Patos e os cambaus.

Ricardo Coutinho - Potencialmente e com expectativa de poder muito forte para 2010, teria que finalizar seu mandato e paralelamente estadualizar seu nome. Tempo até para construir uma base forte partidária, já que dentro do seu partido podemos encontrar hoje os mais ferrenhos Maranhista: Manoel Júnior e Marcondes Gadelha (dep federais) e Leonardo Gadelha, Guilherme Almeida e Expedito Pereira.

Quem duvida que o Congresso Nacional possa adotar essa saída pela direita? Sabemos que os parlamentares não se constrangem em agir em benefício próprio e população que apóia o governo Lula com 80% do IBOPE realmente por tabela deve gostar da idéia que ele continue no cargo até 2012.

Quem viver verá!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

PURO VENENO - PURO VENENO - PURO VENENO - PURO VENENO - PURO VENENO -

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Cabide de Cunhados no Unipê

O vereador Marcos Vinicius do PSDB foi visto com um calhamaço de documentos que apontam para um novo cabide de emprego denominado “Cunhadismo” no Unipê. Segundo informações, o magnífico reitor José Loureiro anda empregando tanta gente da família, e será candidato a deputado federal em 2010. Os alunos desconfiam que esse seria o principal motivo para os abusivos aumentos das mensalidades. Nos próximos dias deve desaguar na Câmara de João Pessoa uma sessão especial para debater tal assunto conjuntamente com toda comunidade acadêmica. Fala-se que para Loureiro, quem não é cunhado é aluno coitado e pronto. Existe a possibilidade de um grande movimento por boicote ao pagamento de mensalidades.

Raissa Lacerda e sua aliança doida

Quem ta deixando todo mundo doido é a vereadora Raíssa Lacerda. A parlamentar mirim não sabe se é oposição, situação ou fica em cima do muro. Na ultima sessão, chamou Maranhão de Rei do Gado e deu até coletiva defendendo uma aliança entre Cássio e Ricardo Coutinho. Perguntada como poderia ser feita tal aliança, já que a cassação de Cássio e seu pai José Lacerda teve como autor da ação o atual assessor de Articulação Política da Prefeitura Municipal de João Pessoa, José Calixtrato (PCB) e o Advogado de RC e ex-procurador da PMJP Marcelo Weick. Raissa parou e deve ter pensado: Eita foi mesmo! Toma Juízo menina.