Processo de Cássio deve voltar para o TRE-PB: Garante Ayres Britto

domingo, 16 de novembro de 2008

Em entrevista às repórteres Adriana Vasconcelos e Isabel Braga, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO, Ayres Britto prometeu acelerar os julgamentos de governadores. O ministro atribui esse atraso, em parte, a um "acidente de percurso processual" que obrigou os vice-governadores a serem ouvidos. Mas garante que nenhum processo está parado.

Enfrentam processo no TSE os governadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB); de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), do Maranhão, Jackson Lago (PDT); de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido); do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB); de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), e o de Sergipe, Marcelo Déda (PT).

Perguntado qual a chance desses sete governadores serem julgados antes do fim de seus mandatos, Ayres Britto respondeu que depois da diplomação dos eleitos (em dezembro), vamos começar a respirar um pouco, o que permitirá que voltemos os olhos para os processos dos governadores.

( Ouça trecho abaixo de parte da entrevista de Ayres Britto )



( Ouça amanhã o segundo trecho da entrevista de Ayres Britto aqui no Blog do Clilson )

Navio carregado de Urânio está atracado no porto de Cabedelo.

O navio “Kent Explorer” de bandeira holandesa está atracado desde a manhã de hoje no porto de Cabedelo na Paraíba com uma carga altamente perigosa. Trata-se de urânio e toda operação é sigilosa, pelo alto valor da carga e pelo perigo do carregamento. Este é o segundo carregamento de urânio vindo de Caetité na Bahia, com destino ao Canadá neste ano de 2008.

O primeiro foi realizado em maio. A carga é composta por yellow cake (concentrado de urânio) que será enriquecido no Canadá. Uma vez beneficiado, o urânio retirado da mina, pela INB (Indústrias Nucleares Brasileiras), percorreu mais de 700 quilômetros de estradas federais e estaduais e atravessou 40 municípios e povoados até chegar à capital baiana. Do porto de Cabedelo, o yellow cake segue no navio para o Canadá , onde é convertido para gás, combustível de usinas nucleares. De lá, viaja para a Holanda, aonde é enriquecido. Retorna ao Brasil pelo Porto do Rio de Janeiro e na Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende (RJ), é transformado em pastilhas usadas como combustível nos reatores de Angra dos Reis

O embarque inicial da carga aconteceu por volta das 23h da ultima quinta-feira no porto de Salvador, no navio Kent Explorer como destino para o Canadá. Um comboio de 14 carretas carregadas de urânio extraído da mina de Caetité que fica a 654 quilômetros de Salvador, foi escoltado pela Polícia Federal até o embarque. Segundo informações da PF, cinco viaturas, 14 agentes e uma aeronave participaram da operação. A escolta da PF foi realizada, em operação sigilosa, pelo alto valor da carga.