4.000 FOI EXAGERO: Encontro das Oposições em Princesa Isabel contou com 500 pessoas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A oposição paraibana realizou neste sábado (29) o “V Encontro das Oposições”, na cidade de Princesa Isabel e divulgou, através de sua assessoria, que aproximadamente quatro mil pessoas compareceram ao evento realizado na AABB.

“Estima-se que cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes a AABB, entre eles prefeitos, vereadores e lideranças sindicais de toda a microrregião da Serra de Teixeira e do Sertão paraibano”, foram as palavras da assessoria.

Mas, duvidar destes números não ofende, já que em todas as edições houve certo ‘exagero’ deles, seja na divulgação do quantitativo de populares ou de lideranças políticas presentes nestes eventos e principalmente, após tomarmos conhecimento que a AABB de Princesa Isabel, não suporta um público maior que 500 pessoas.

Para fazer o tira-teima, a redação do ClickPB resolveu consultar um especialista no método conhecido como “contagem de multidões”, já usado em várias capitais do país, para verificar, com precisão, o número exato de participantes em eventos e evitar a desinformação que pode conduzir a resultados não desejados, especulações ou mesmo a manipulações.

De acordo com informações da Consultoria, o número exato de pessoas presentes na AABB é de 336, bem inferior aos quatro mil divulgados pela organização do evento. A estimativa é científica, baseada nas fotos divulgadas. Fora do campo de visão fotográfica, o especialista revelou que na melhor das hipóteses, se chegou ao número de 500 participantes.

Para que os leitores entendam, esta contagem foi realizada da seguinte forma: cada rosto foi ampliado no Photoshop e atribuído a ele uma esfera colorida para facilitar na apuração exata do número de pessoas dentro do clube em Princesa Isabel, levando-se em consideração a obliquidade das fotos, pois as grandezas se deformam conforme a profundidade do plano apresentado na imagem devido ao efeito de perspectiva com um ponto de fuga no horizonte.

O consultor também utilizou o método de 3 pessoas/m², para taxas de ocupação típicas como essas, onde a densidade concentra um público na área intermediária da mancha. Note que há espaço que permite a passagem de pessoas e ainda é possível ver algumas áreas vazias.


Outro dado interessante e de fácil compreensão merece ser divulgado. Segundo o censo do IBGE, o município de Princesa Isabel possui 19.148 habitantes. Será que 20% da população da cidade estava disposta a comparecer ao evento da oposição, principalmente em um ambiente que não suporta mais de 500 pessoas?

Os números não mentem.

Ibope, Senado, cemitério!

msn: clilsonjr@hotmail.com
www.twitter.com/clilsonjr
Contato: (83) 8719-5662 / 9614-3801



A pesquisa Ibope, encomendada pela TV Cabo Branco, vem com cenários tenebrosos, onde sepulta todas as esperanças de Ricardo Coutinho de uma só vez.

Traduzindo os números em linguagem popular, esse retrato de hoje inviabiliza de vez a candidatura de Ricardo Coutinho e prova que a oposição errou, assim como fez em Campina Grande nas duas últimas eleições, na burra aposta de se unir em torno de um só nome.

Quem danado é Ricardo Coutinho para unir todas as oposições?

Maranhão conseguiu atrair forças de todos os partidos, enquanto o PSB de Ricardo se viu sem a possibilidade de arregimentar aliados fortes. Ricardo abandonou a única tábua de salvação que poderia manter alguma expectativa na disputa, ao resolver aliar-se com ditas forças rotuladas por ele de "antagônicas".

Que amava Ricardo Coutinho, jamais engoliu ou engolirá o discurso de ver seu ídolo da capital, ao lado de Democratas e pseudotucanos.

Para o eleitorado, ficou claro desde o início que a polarização ficou entre Cássio e Maranhão, sobrando para Ricardo o papel de coadjuvante da batalha. Ricardo depende de Cássio e hoje vê nesses números, quando comparado a primeira pesquisa do próprio IBOPE, dua imagem despencar abismo abaixo, ou seja, Cássio e Efraim não contribuíram em nada para RC, e se contribuíram de alguma forma, poderemos imaginar que sem eles, Ricardo obteria algo em torno de 18% no máximo.

Outra comprovação esta no fato que o todo poderoso da capital que atende pelo nome de Ricardo Coutinho, despencou vertiginosamente do real para intenção de votos, pois quando prefeito detinha 73% do eleitorado em números reais, hoje se vê com apenas 35% das intenções de voto.

O Ibope disse claramente hoje que não só a Paraíba, mas assombrosamente João Pessoa, não deseja Ricardo Coutinho como governador da Paraíba.

Com os números de hoje, outro fato pode ser algo desesperador para o minguado coletivo Girassol: Como alguém que jamais administrou o estado, leia-se Ricardo Coutinho,obteve 24% da rejeição dos paraibanos, enquanto Maranhão que governa a Paraíba a mais de 10 anos, beirou os 29% ? Conclui-se que pelos números de hoje, a Paraíba deseja ter o Maranhão IV, não desejando arriscar sua história com o dito novo (Ricardo) que nem os pessoenses querem mais?

No fim das contas, Cícero fez a diferença sem fazer um único pronunciamento de apoio a Zé, transferiu todo seu PIB eleitoral de uma só vez.

Deverá ser de insônia a noite de muita gente.