PRA COMEÇAR A SEMANA...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010


SPRINT FINAL
Faltando 30 dias para a eleição, presenciamos depois da campanha eleitoral gratuito na TV uma disputa dos candidatos a governador e senador dizendo ao eleitor que tem o apoio de Lula da Silva, que a cada pesquisa bate recorde de popularidade. Claro que todo mundo quer pegar carona na avaliação do governo Lula e o carisma do Presidente.

As pesquisas eleitorais apontam possibilidade de vitória já no primeiro turno do candidato do PMDB, onde nesta última semana Maranhão abriu 22%, que representa quase meio milhão de votos. Cabe a cada eleitor, verificar o que está posto neste cenário, pois está mais do que comprovado, que sem as reformas necessárias ao país, continuaremos sendo massa de manobra nas mãos da classe política.

IBOPE E CONSULT
Toda vez que pesquisas são divulgadas, quem está na frente comemora e quem aparece em desvantagem, trata logo de desqualificar os números. É e sempre será assim. Lembrar que o IBOPR acertou nas ultimas eleições, assim como a Consult trabalhando em 2006 para o Jornal da Paraíba, quando disse que Cássio ganharia a eleição no segundo turno.

VITAL EM JOÃO PESSOA
O que chama atenção nesta pesquisa do IBOPE é o crescimento de Viltalzinho em João Pessoa, onde aparece como primeiro colocado com 36% das intenções de voto, contra 31% do ex-governador Cássio Cunha Lima.

WILSON SANTIAGO
Não brinquem de fazer campanha com Wilson Santiago, pois ele já provou que sua “chegada” na reta final sempre surpreende. Notadamente foi o candidato que mais cresceu nas ultimas avaliações e conta com guia eleitoral mais eficiente de todos. Essa coisa de ser um senador de Lula/Dilma contagia os paraibanos e na próxima pesquisa do IBOPE, Santiago deverá ocupar a terceira posição.

EFRAIM MORAIS
O Guia de Efraim 100% lúdico e engraçado, bom de assistir mais que não se transforma em votos. É aquela coisa, “bonitinho”, mas de tão repetitivo, deveria se mudado urgentemente.

CÁSSIO CUNHA LIMA
Quando resolveu fazer o papel de candidato a senador e deixar de lado a polarização com Maranhão para Ricardo, o guia melhorou consideravelmente. Boa impressão ao eleitor descobrir que foi Cássio deputado que criou o transporte gratuíto para a melhor idade.

NINGUÉM É ANTI LULA.
Cássio disse que era amigo de Lula. Efraim quer 13º para o Bolsa Família. Definitivamente ninguém quer ser o anti-lula. Até os candidatos a deputado estadual do PSDB, PPS e DEM evitaram colar nos santinhos a imagem de Serra.

Pensão Alimentícia

Desde que Romário foi preso por não pagamento da pensão alimentícia, sempre me vem a cabeça aquele chavão que diz que, “no Brasil, a única coisa que dá cadeia é não pagar pensão”. E o que podemos dizer de um político que quer ocupar uma cadeira pública para cuidar de crianças, de pessoas e não paga pensão alimentícia a seu próprio filho que necessita de tratamento médico? Aqui na Paraíba existe um que não pagou e foi notificado pela justiça para pagar o atrasado em 72 horas. Quer saber quem é? Nos próximos dias você saberá quem é o “cara” que posa de santinho, mas deixa o filhote sem dinheiro.




Enquanto isso, vamos conhecer as 10 Perguntas e Respostas sobre Pensão Alimentícia:

1- O que é a pensão?

É todo o necessário para suprir as necessidades de alguém, tais como moradia, alimentação, educação, saúde e lazer. Em regra esses valores são fornecidos pela família respeitando a necessidade e possibilidade.

2- Quem recebe a pensão?

Comumente é paga aos filhos, porém os alimentos são recíprocos podem ser pagos aos pais, avós, netos, tios etc.

3- Como é determinado o valor?

O valor deve observar a necessidade do filho e possibilidade financeira de quem está obrigado a prestar os alimentos.

4- Como é feito quando o prestador não tem salário fixo?

Normalmente é fixado com base em salário mínimo, mas também podem ser estabelecido pelo padrão de vida do prestador.

5- Como solicitar?

Se o filho não tiver sido registrado, deverá ser proposta, ao lado do pedido de alimentos uma investigação de paternidade. Assim, é preciso ter documentos que comprovem a necessidade e possibilidade dos alimentos.

6- Qual a idade máxima para o filho receber a pensão?

Regra: 18 anos. Exceção: 24 anos se estiver na faculdade.

7- Completada a maior idade a pensão é exonerada automaticamente?

Não, é necessária uma ação judicial.

8- Os avós podem ser obrigados a pagar pensão aos netos?

Sim, mas somente nos casos em que os pais não puderem prestá-la.

9- O pai pode cobrar pensão do filho?

Os filhos maiores têm o dever de amparar os pais quando estes necessitem; como na velhice ou na enfermidade.

10- O valor pode ser revisto?

Poderá ser realizada uma revisão judicial da pensão quando ocorrer mudança na situação financeira de quem paga ou na de quem recebe.