O Estado sou eu!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009





A frase célebre "o estado sou eu” de Luis XIV, para definir Ricardo Coutinho não foi dita pelo Professor Paiva, Anibal Marcolino nem por Nadja Palitot. A definição de RC foi dada por Aristávora Santos [vereador Tavinho], que hoje é líder do prefeito na Câmara de João Pessoa.

Hoje sinceramente não sei se esta frase cabe melhor em Ricardo, Cássio ou em José Maranhão.

José Maranhão age como um bom velhinho que traquina 24 horas uma estratégia para minar seus inimigos. Cássio pecou pelo Campinismo Provinciano, ao querer administrar a Paraíba com todos os amigos do bairro da Prata. Ricardo criou um coletivo que foi interessante até certo momento, mas a relação custo-benefício tem demonstrado que vários problemas foram gerados a partir de elementos de total confiança deste coletivo.

Depois de vencer Cássio no TSE, o que resta a Maranhão é anular Ricardo Coutinho para um embate em 2010, baseado nas “santas escrituras” de Maquiavel.

Dizem que Maranhão passou [após o episódio da escolha do vice de João Pessoa não ter passado pelo PMDB, leia-se Maranhão] esse último ano acordando,olhando para uma foto de Ricardo no espelho e dizendo algo assim feito oração: "Se não podes contra os teus inimigos porque são mais fortes e mais poderosos que tu neste momento, aproxima-te deles, faz aliança a eles, conquista sua confiança. infiltra-te em suas bases e depois o destrua".

Aquela máxima de Maquiavel que é livro de cabeceira de políticos como Ricardo e Cássio, também foi adotado por José Maranhão com cautela e sabedoria. Não que Maranhão tenha lido “O príncipe, de Maquiavel”, mas ele segue essa nítida estratégia para se tornar vítima diante da população.

Claro que não foi Maranhão que inventou este método; entretanto, coube a ele sintetizá-lo diante da experiência histórica do seu tempo. Maquiavel era italiano. Maranhão é Ararunense. Maranhão conseguiu dominar o PMDB, até dividir-se e dar origem ao PSDB Cassista, com sede em Campina Grande.

Acredito quem em 2010 haverá pela primeira vez, o confronto de 3 forças políticas. O grupo político que ficará em desvantagens diante do inconsciente coletivo, será o que toda população julgar que não serve mais, seguindo a idéia que tudo que chega ao apogeu, ao clímax, ao cume, ao máximo, está bem próximo da decadência, da desgraça e do caos. Ricardo, Cássio e Maranhão tem todas essas características. O que falta é a quarta via, ou então um show de obras e benefícios de Maranhão III, para provar que quanto mais experiência tem um político, mas o povo ratificará seu nome.

Esta lei vale para tudo, inclusive para os três grupos políticos da Paraíba.

UM MÉDICO, UM POLÍTICO E UMA PROFISSIONAL DE IMPRENSA

Corre a boca miúda que na última semana um verdadeiro barraco aconteceu em um apartamento do litoral paraibano. Um triângulo amoroso, envolvendo um médico famoso, uma jornalista e um político paraibano quase termina na delegacia. O Médico (chifrado) foi de supetão no AP da Jornalista e deu de cara com o tal político dentro do apartamento da amada no maior affair.

O Médico deu um soco no político e esculhambou com direito a todos aqueles adjetivos impróprios de publicação. Os vizinhos ficaram em pânico. Na saída, o corno de branco gritava: "Devolva aquele colar que te dei". Segundo um morador do prédio que escutou todo barraco, a tal jóia em questão, trata-se de colar de pérolas Akoya da Tiffany, avaliado em 30 mil reais.

Dizem os especialista em traição, que a tal gema do colar, foi cultivada em conchas do mar do Japão depois de inseminação com material de conchas antigas. O processo levou dois anos. O fecho é de ouro 18 quilates. A montagem foi feita manualmente por apenas uma pessoa, especialmente fabricado para presentear a beldade. Moral da história. Acabou em Chifre que não é de boi.


MUDANDO DE ASSUNTO, RICARDO TEM BOM GOSTO

Parabens ao prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho pelo novo "Love". Ricardo agora tem como amada, a ex-miss Bahia Pamela Bório, com quem está na Europa e retorna a João Pessoa neste domingo. Parabens Ricardo.