Elisa consegue entrar em aterro e afirma que lixo em JP não é reciclado: “8% apenas”

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A vereador Elisa Virginia (PP) previu nesta segunda-feira, 9, que a vida útil do aterro sanitário de João Pessoa, construído para durar até o ano de 2025, está comprometida. De acordo com a vereadora, apenas de 7 a 8% do lixo coletado na Capital paraibana são reciclados e pode provocar a “morte prematura" do aterro sanitário.

A vereadora que retornou hoje à tarde com os vereadores Hervásio Bezerra e Marcos Vinicius, ambos do PSDB, para fazer uma vistoria após ter sido barrada há uma semana, lamentou o episódio e classificou o incidente de ‘constrangedor’. Poderia ter sido evitado, eu sou uma representante e uma fiscal do povo e deveria ter tido acesso às dependências sem nenhum problema. “Mas já está superado, disse.

Segundo ainda a vereadora, o aterro sanitário de João Pessoa construído nas imediações do Distrito Industrial tem uma boa estrutura e nem mesmo uma das balanças digitais para pesagem de caminhões compromete o serviço.

“Agora é preciso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa promova uma campanha de conscientização pública para que o lixo seja reciclado, antes que o local seja totalmente degradado”, aconselhou.

Para o vereador Hervásio Bezerra (PSDB) que acompanhou a Elisa na visita, criticou a direção da Emlur, autarquia municipal responsável pela administração do aterro. “Foi um ato irresponsável. Barrar uma parlamentar no exercício de seu mandato é um desrespeito que fere a Constituição”, disparou.