Para que serve a Câmara Municipal de João Pessoa?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008


Essa foi a pergunta que meu filho Igo fez logo ao amanhecer de uma segunda-feira . Para que serve a Câmara Municipal de João Pessoa? Devo lembrar que Igo é um adolescente naquela fase de descobertas.

- Igo meu filho, descubra, pesquise e me diga depois!!!

Meu filho pesquisou..pesquisou e me veio com esse texto abaixo como resposta:

Papai, a Câmara Municipal João Pessoa nada mais é que um prédio, utilizado pelo Município para realizar eventos, exposições e coisas do gênero. Às vezes sessões!

Dentro da Câmara Municipal de João Pessoa, existe uma sala cheia de cadeiras na maioria das vezes vazias, intitulada de Plenário e é lá que os vereadores vão quando estão com vontade de ir ao banheiro ou comer alguma coisa.

Os vereadores meu pai, são os chefes da Câmara Municipal, eles zelam pelo estabelecimento como se fosse a sua própria empresa, tendo como seu tudo o que há dentro dela, tais como móveis, cadeiras, aparelhos celulares, computadores, notbooks e assessoras gostosas e afins.

Dentro da Câmara Municipal de João Pessoa são feitas às leis municipais, que consistem basicamente em:

Dar nome às ruas da cidade;
Dar nome às praças da cidade;
Mudar o nome das ruas da cidade;
Mudar o nome das praças da cidade;
Dar benefícios aos vereadores da cidade.
Dar título de cidadania a quem não merece.
Pedir ao prefeito que limpe as ruas da Cidade.
Fazer requerimentos aleatórios para fazer volume.

O Prefeito sempre fica doido com a produção daquela casa!


Pai, no Aurélio eletrônico encontrei que podemos tratar de "Câmara" ou "Câmera". Nenhuma diferença existe entre as duas grafias - ambas são corretas. Entretanto, o uso consagrou a primeira forma para designar um local ou a própria assembléia, ao passo que a segunda é utilizada como designativa, por exemplo, da máquina fotográfica ou de filmagem.

E tem mais meu pai. Duas figuras sempre atuam para tornar cada vez mais a câmara, um faz de conta: O prefeito, que sempre mete uma pá de cal, e o presidente que faz dela sempre, uma instituição de mentirinha.

Ps. Papai: Poderíamos "Desratificar a Câmara" Eu explico meu pai: A população de ratos cresceu muito nas últimas eleições. Vamos colocar ratoeiras com propinas d queijo nos principais cantos da casa?

Pai é para isso que serve uma Câmara Municipal de João Pessoa?

Já que lhe respondi meu pai, gostaria que o senhor me respondesse algumas coisas que não entendo sobre a câmara municipal de João Pessoa:

01) Qual a produção de cada vereador?
02) O que faz um presidente de câmara?
03) Vereadores têm currículo ou folha corrida?
04) O que faz a superintendente da câmara de João Pessoa?
05) Existe pirataria na câmara (Pirataria de Software) ?
06) A Câmara Municipal faz despesas em Churracarias ?


Aguardo respostas viu pai, beijos do seu filho Igo.