Morre autor de "MEU SUBLIME TORRÃO"

quarta-feira, 18 de junho de 2008



Quem nunca cantou Genival Macedo?

"MEU SUBLIME TORRÃO"

Num recanto bonito do Brasil
Sorri a minha terra amada
Onde o azul do céu
É mais cor de anil
Onde o Sol tão quente
Parece mais gentil

Lá, eu nasci, me criei,
Fiz canções e amei
Sempre tive inspiração

Lá, no Nordeste imenso,
Tem um fulgor intenso
Meu Sublime torrão

A minha terra
Que só encerra
Belezas mil
Pode ser chamada
A namorada
Do meu Brasil

Minha terra tem
O Cantar dos passarinhos
Na lagoa, os gansinhos
Com seu nado devagar
As morenas tão gentis
Ostentando os seus perfis
Numa noite de luar

Não tem a fama da baiana
Mas a paraibana
Sabe amar, tem sedução
Paraíba hospitaleira
Morena brasileira
Do meu coração.

Vítima de uma parada cardíaca, o compositor paraibano Genival Macedo, 87 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (18), no Hospital Alfa, em Boa Viagem. Famoso por compor sucessos como A mulher do Aníbal, gravada por Jackson do Pandeiro e também por Chico Buarque em dueto com Zeca Pagodinho, Genival, que tinha moradia fixa no Recife, vinha com problema sérios de saúde há cinco meses. O sepultamento ocorreu no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Nascido em João Pessoa, em 29 de março de 1921, Genival Macedo trabalhou na Rádio Tabajara, foi contemporâneo de Jackson do Pandeiro, do maestro Severino Araújo, Rosil Cavalcanti, do maestro Moacir Santos. Sua Sublime torrão foi oficializada como hino da Paraíba. Outro sucesso de Genival é a composição Micróbio do frevo, lançada por Jackson do Pandeiro, e mais tarde regravada por, entre outros, Silvério Pessoa e Gilberto Gil.

Associação GLBT sugere nomes de pré-candidatos: Ricardo, Paula e Fernanda!

O eleitor indeciso e simpatizante da causa gay contará com uma lista de 49 nomes de pré-candidatos a prefeito e vereador em todo brasil, sugeridos pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais). Na relação de candidatos, há recomendações para cinco capitais: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Natal.

Hoje a ABGLT é uma rede nacional de 203 organizações, sendo 141 grupos de gays, lésbicas, travestis e transexuais, e mais 62 organizações colaboradoras voltadas para os direitos humanos e Aids. É a maior rede GLBT na América Latina.
A missão da ABGLT é Promover a cidadania e defender os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma democracia sem quaisquer formas de discriminação, afirmando a livre orientação sexual e identidades de gênero.

Em João Pessoa, a associação sugere três opções : Ricardo Coutinho (PSB), cujo acordo de aliança com o PV, PP e PPS pode ser "rompida"; Paula Frassinete (PSB) e Fernanda Benvenutty (PT). No site da ABGLT os nomes dos pré-candidatos são apontados como "aliados da causa".

Simpatizantes e afins que desejam uma comunicação mais aberta com os listados acima, poderão fazer contato através dos seguintes meios:


Fernanda Benvenutty (PT)
fernanda13222@yahoo.com.br (83) 8873 6796

Ricardo Coutinho (Prefeito PSB)
(83) 3218 9009 ricov@terra.com.br

Paula Frassinete (vereadora PSB)
raquel_limeira@yahoo.com.br

Esta informações estão publicamente disponibilizadas em:
© ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros
http://www.abglt.org.br/