Pesquisa Ibope revela empate técnico entre Maranhão e Ricardo; Cicero aparece em 3º

sábado, 17 de outubro de 2009

Faltando um ano para as próximas eleições, a Rede Paraíba de Comunicação divulga a primeira pesquisa de opinião Ibope da corrida eleitoral para governador nas eleições 2010. O resultado foi um empate técnico entre os pré-candidatos Ricardo Coutinho (PSB) que teve 38% e José Maranhão (PMDB), com 37%. Cícero Lucena (PSDB) aparece em terceiro, com 14%.


IBOPE

A pesquisa, contratada pelo Jornal da Paraíba, teve ainda 7% de votos branco/nulo e 5% disseram não saber ainda em quem votar. A coleta de dados aconteceu entre 8 e 11 de outubro deste ano e contou com a entrevista de 812 pessoas. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Possibilidade de segundo turno

Caso a decisão vá para um segundo turno entre Ricardo e Maranhão, Coutinho venceria com 47% das opções de voto e José Maranhão teria 41%. 8% votariam branco/nulo e 4% não saberiam em quem votar.

Se os candidatos no segundo turno fossem José Maranhão e Cícero Lucena, o peemedebista venceria com 49% dos votos e o tucano teria 34%. 11% votariam branco/nulo e 6% disseram não saber.

Já se os candidatos a disputar o segundo turno fossem Ricardo Coutinho e Cícero Lucena, Ricardo teria 58%, enquanto que Cícero ficaria com 25%. Branco/nulo seriam 9% e 8% não sabem em quem votariam.

A divulgação destes e de outros dados da pesquisa acontecem na edição de domingo do Jornal da Paraíba, nas bancas a partir das 15h deste sábado, e também na programação de jornalismo da TV Cabo Branco e TV Paraíba. Vale lembrar que as perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arrendondamentos ou de múltiplas respostas

Fonte: Paraiba1