Ricardo e a Síndrome de Burnout

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Estou me convencendo cada vez mais que Ricardo Coutinho anda meio doente. Possivelmente com Síndrome de Burnout ou ‘Síndrome do Desgaste Profissional’. Gente faz tempo que ele anda com essa sensação de perseguição ("todos estão contra mim"). Na psicologia a tradução mais próxima seria algo conhecido como “combustão completa” que leva ao estado desgaste profissional a que são acometidas pessoas muito dedicadas e com mania de perfeição iguais a Ricardo Coutinho.

Ricardo é campeão de criar factóides que não duram 72 horas. Posso até relembrar alguns.

Em setembro de 2006, Ricardo acusou durante uma entrevista coletiva, que a administração Cássio Cunha Lima de Lima estaria patrocinando ações “hackers” na invasão de seu computador a partir de um computador da Cagepa, capaz de ler seus e-mails e alterar o sistema da prefeitura de João Pessoa. Na época o Mago avisou que recorreria à Polícia Federal para que as denúncias fossem apuradas. Falou ainda que pretendia recorrer ao ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, para que providências fossem tomadas. Nunca chegou a lugar nenhum as fantasias de Ricardo com sua mania de perseguição.

No mesmo ano de 2006 Ricardo chegou a denunciar sua ex-mulher, Aglaê Fernandes na Procuradoria Geral da República, em Recife. Na época o Mago afirmava que sua ex-mulher estaria se encontrando freqüentemente com o senador e ex-prefeito da capital, Cícero Lucena (PSDB), principal adversário do socialista, e que a mesma estaria planejando mostrar documentos que o incriminariam no recebimento ilegal de diárias e ajudas de custo em uma viagem a Europa. Novamente nunca essa investigação jamais chegou a lugar algum.

Segundo Ricardo, a ex-esposa estaria fazendo tudo aquilo para obter vantagens financeiras e materiais junto a ele, a exemplo de um apartamento. “Ela poderia criar denúncias contra minha honra e honestidade, mesmo sendo falsas. Ela tinha credibilidade na sociedade. Daqui que eu provasse a verdade, minha carreira estaria acabada. E que só não faria isso, caso eu repassasse um apartamento da minha propriedade”, dizia Ricardo na ação. Nada provou contra Aglaê Fernandes.

Depois teve o caso dos Fogos do Reveilon. O atentado a Roseana Meira. Os assaltos ao PSB. Nada comprovado até a data de hoje. Agora lá vem o Mago dizendo e falando que está sendo filmado, perseguido e grampeado. O Mago de Jaguaribe quer de todas as formas, atrair uma infantil atenção que comova a opinião pública. O que será que ele anda falando tanto ao telefone que não pode ser revelado? Será que é sobre Lixo? Será que é sobre merenda escolar?

Na verdade Ricardo vem se transformado aos poucos num verdadeiro Michael Jackson aos avessos. Ele cria fatos, vaza a informação e termina sendo vítima das suas próprias armadilhas.

Ricardo precisa de um tratamento. Essas dores lombares que vem sentindo diariamente sinalizam quem sabe, para algo mais grave do ponto de vista médico.