Polícia para quê precisa?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Retornava hoje do trabalho e nos Bancários parei para fazer algumas compras em frente à Praça da Paz. Ao me dirigir para pegar o carro no estacionamento, notei que havia do outro lado da rua aquelas Tendas da PM (sem policiais) que meses atrás havia provocado um debate público promovido pela mídia e abandonadas como eu havia registrado em 30 de março de 2008.


Não entendo como se mantém um Coronel como comandante de uma polícia que não consegue praticar o que a população espera: Uma Polícia Comunitária que crie redes de proteção social .

Talvez não sobre tempo na agenda do governador para ver que todos os postos idênticos a este estão abandonados há mais de um ano e ninguém faz nada. As tendas da PM demonstram nas devidas proporções o que se pode esperar de nossa segurança pública hoje.

Sempre recordo da música do conterrâneo Herbert Viana:

No beco escuro explode a violência
Eu tava preparado
Descobri mil maneiras de dizer o teu nome
Com amor, ódio, urgência
Ou como se não fosse nada
...
Mas nada perturba o meu sono pesado
Nada levanta aquele corpo jogado
Nada atrapalha aquele bar ali na esquina
Aquela fila de cinema
Nada mais me deixa chocado
Nada !


Eu não acredito mais na Polícia do Coronel Kelson nem do Secretário Eitel. Eles perderam o TESÃO. Sim o TESÃO, pois até pra fazer segurança pública tem que ter TESÃO sim.

Uma polícia que não descobre quem são os justiceiros que agem nas periferias, para mim não é polícia, pois no fim de tudo o pretexto de combater o crime, é ‘limpar’ a sociedade de pessoas consideradas ‘indesejáveis’.

Se não conseguem manter as ditas Tendas da PM de segurança que apresentava um efeito psicológico da presença da polícia, toquem fogo e retirem logo!

Cruel é ter que ver equipamentos de segurança como estes, abandonados e causando a sensação de que estamos sozinhos nesta guerra, estimulados pela herança da impunidade e sustentados pelo uso ideológico do discurso da crescente insegurança cidadã.

Polícia para quê precisa?