“Estima-se que cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes a AABB, entre eles prefeitos, vereadores e lideranças sindicais de toda a microrregião da Serra de Teixeira e do Sertão paraibano”, foram as palavras da assessoria.
Para fazer o tira-teima, a redação do ClickPB resolveu consultar um especialista no método conhecido como “contagem de multidões”, já usado em várias capitais do país, para verificar, com precisão, o número exato de participantes em eventos e evitar a desinformação que pode conduzir a resultados não desejados, especulações ou mesmo a manipulações.
De acordo com informações da Consultoria, o número exato de pessoas presentes na AABB é de 336, bem inferior aos quatro mil divulgados pela organização do evento. A estimativa é científica, baseada nas fotos divulgadas. Fora do campo de visão fotográfica, o especialista revelou que na melhor das hipóteses, se chegou ao número de 500 participantes.
Para que os leitores entendam, esta contagem foi realizada da seguinte forma: cada rosto foi ampliado no Photoshop e atribuído a ele uma esfera colorida para facilitar na apuração exata do número de pessoas dentro do clube em Princesa Isabel, levando-se em consideração a obliquidade das fotos, pois as grandezas se deformam conforme a profundidade do plano apresentado na imagem devido ao efeito de perspectiva com um ponto de fuga no horizonte.
O consultor também utilizou o método de 3 pessoas/m², para taxas de ocupação típicas como essas, onde a densidade concentra um público na área intermediária da mancha. Note que há espaço que permite a passagem de pessoas e ainda é possível ver algumas áreas vazias.
Outro dado interessante e de fácil compreensão merece ser divulgado. Segundo o censo do IBGE, o município de Princesa Isabel possui 19.148 habitantes. Será que 20% da população da cidade estava disposta a comparecer ao evento da oposição, principalmente em um ambiente que não suporta mais de 500 pessoas?
Os números não mentem.