O Motivo: “R$ 174.000,00 para treinamento sobre Biocêntrica
No dia 25 de setembro de 2007, a Secretária de Educação e Cultura do Município de João Pessoa Ariane Norma de Menezes Sá, homologou e ratificou a inexigibilidade de licitação n°. 06/07 em favor da Professora Elisa Pereira Gonçalves CPF nº 499.005.524-15, no valor de R$ 174.000,00 (cento e setenta e quatro mil reais), por meio do processo administrativo nº. 031076/2007, que teve por objetivo o curso de Educação Biocêntrica para os professores da Rede Municipal de Ensino.Cinco dias após a dispensa de licitação, no dia 01/10/2007 foi empenhado em nome da ex-secretária municipal de educação de João Pessoa, Elisa Pereira Gonsalves, o valor de R$ 87.000,00 (oitenta e sete mil reais), referente conforme documento de empenho nº 012851, tendo como objeto do empenho “Curso de Biocêntrica para professores da rede municipal de Educação”. Vinte dias após o empenho a professora Elisa começou a receber em duas parcelas o valor empenhado: Dia 20/11/2007 foi depositado em sua conta corrente nº 009885X o valor de R$ 37.115,63– sendo descontados os impostos de R$ 8.115,63– percebendo o valor liquido de R$ 29.000,00. No dia 28 de dezembro de 2007, véspera de ano novo, a professora Elisa recebeu a segunda parcela do empenho: foi depositado, agora em outra conta corrente de nº 0016772 o valor de R$ 38.565,63 – sendo descontados os impostos de R$ 9.565,63 – percebendo o valor liquido de R$ 29.000,00.Agora em 2008, a prefeitura de João Pessoa voltou a empenhar em nome da professora Elisa Pereira Gonsalves, ex-secretária municipal de educação, o valor de R$ 88.490,00. O Empenho de nº 0100863 é datado em 13/05/2008 e traz como referencia “fornecimento de serviços prestados educacionais relativos ao curso de educação Biocêntrica para os professores da rede municipal de ensino”.Afinal, os salários dos professores são baixos porque eles desempenham mal seu papel na sociedade que o remunera, ou a qualidade do ensino é baixa porque os professores ganham pouco? A mesma regra não se pode aplicar ao status da profissão, já que a Doutora Elisa é infinitamente superior para receber por um treinamento sobre Biocêntrica 217 vezes mais que todos os pobres mortais professores da rede municipal que rala o mês todinho para levar pouco mais de R$ 800,00.Alô minha amiga Josélia, a senhora que é formada, concursada recebe para cuidar das suas turmas na rede municipal de ensino, 217 vezes menos que a Doutora Elisa Pereira Gonçalves para dar palestra a senhora sobre Biocêntrica.Alguma coisa ta fora da ordem mundial!
Quem é Elisa Pereira Gonsalves
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente da Universidade Federal da Paraíba onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação. É Diretora da Escola de Formação em Educação Biocêntrica e Facilitadora Didata em Biodança pela International Biocentric Foundation.Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd e diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE. Foi Secretária de Educação do Município de João Pessoa-Paraíba.Tem vários livros publicados: Da Ciência e de Outros Saberes; Na Rede da Escola; Educação e Grupos Populares, Introdução à Pesquisa Científica, dentre outros.
O Que consiste as palestras sobre educação Biocêntrica para os professores da rede municipal de ensino ?
1 - Cultivo da afetividade para superar toda discriminação social, racial ou religiosa.2 - Tomada de contato com a própria identidade, a fim educar pessoas para vencerem desafios frente às dificuldades, terem coragem para defender seus pontos de vista, terem conexão com a própria força.3 - Cultivo da expressividade e da comunicação para expressar as emoções através da dança e do diálogo; para desenvolver a criatividade artística e a expressão verbal, oratória e recitação.4 - Desenvolvimento da sensibilidade sinestésica, percepção do próprio corpo e destreza motora para desenvolver fluidez, coordenação, sinergismo, Estônia, prazer sinestésico e natação orgânica.5 - Aquisição da aprendizagem vivencial através de oficinas de aprendizagem vivencial da natureza, geologia, botânica, zoologia e astronomia.6 - Integração à natureza e desenvolvimento da consciência ecológica através de excursões ao mar e à montanha; percepção da natureza com os cinco sentidos; busca do ninho ecológico.7 - Desenvolvimento e ampliação da percepção musical e de obras de artes plásticas; percepção com os cinco sentidos de situações humanas.8 - Expansão da consciência ética.
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Segundo empenho, datado em 13 de maio de 2008."Clique na imagem para ampliar"