Foi pau pra comer sabão...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

... e pau pra saber que sabão não se come!
Contada pelo companheiro Tião Lucena em seu Blog, a história revela os detalhes do "pega-pá-capá" entre o Deputado Quinto e o empresário Luciano Wandeley Filho. Conta Tião que a noite tava muito boa quando o deputado entrou numa boate chique da orla marítima, sentou-se, pediu uma bebida e, aproveitando a roda de amigos que se formara, dedicou-se ao seu esporte preferido dos últimos dias: falar mal do governador Cássio Cunha Lima. Achava que, por estar entre amigos, provocaria no máximo boas gargalhadas, para alegrar ainda mais aqueles instantes de puro lazer. Mas se enganou. No meio daquela turma existia uma pessoa que não gostou das críticas. O empresário Luciano Wanderley Filho, cassista doente, tomou as dores do governador e interpelou o deputado: "Quem é você para falar de Cássio, seu assassino de Maria Helena!" E sem dar a menor chance de defesa ao deputado de Santa Rita, meteu-lhe a mão na cara. A boate só não veio abaixo porque a turma do deixa disso interveio e evitou o pior.

Paraíba: 8 Páginas na Istoé...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008




Aconteceu, tá no manchetepb! São 8 páginas da edição da Revista Istoé Dinheiro - Edição 543 - 27 DE FEVEREIRO/2008. Quem frequenta o Blog do Clilson pode ver/baixar/ler as duas matérias:
Exemplo mundial no combate à pobreza
Modelo paraibano de redução das desigualdades, com foco na geração de renda, é elogiado pelo Banco Mundial e atrai governos de outros países
Paraíba: aposta no capital humano
O Estado tem uma mão-de-obra competitiva, mas também altamente qualificada. E os investimentos em educação são a prioridade número 1 do governo.


"CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR"










Boi de Reis: "Pega fogo Bayeux"

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Clique na imagem para ampliar

As Eleições 2008 começam aquecer as cidades. Igualmente a João Pessoa, Bayeux vive alta tensão eleitoral que começa a chegar ao seu limite máximo. Numa entrevista “alegre e animada” o prefeito Jota Júnior se diz “vítima de uma força oculta do mal e que não sabia que a política é uma safadeza generalizada.
Em entrevista ao Blog ele foi mais além em sua análise ao afirmar que anda decepcionado como radialista, jornalista e ser humano quando o assunto é política e a estrutura política brasileira, e conta em detalhes como foi montada a aliança com Expedito Pereira e o que levou a ruptura na cidade de Bayeux. “Quando Expedito foi cassado, condenado por atos errados em sua gestão, ele foi me buscar com a intenção de eleger Jota Jr e ele ficaria mandando na prefeitura de Bayeux, e quando fomos eleitos pela soberana vontade popular eu disse não: você é um aliado mas quem manda sou eu” dispara Jota Jr.
Usando frases de efeito que mais lembra um jovem ingênuo do filme “Menino do Rio”, Jota diz que “Não sabia que a safadeza na política era cultural neste pais chamado Brasil.
Perguntado que nota daria aos “Pereiras” se fosse um professor, Jota sem titubear diz que daria nota 10. Quer saber por quê? Escute, reproduza e divulgue !

Deixa o Mago Trabalhar - Parte I

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

clique na foto para ampliar


Os pessoenses acham que o mundo todo presta menos João Pessoa. E realmente parece que é um vício falar mal de nossa cidade. Todas as cidades têm seus pontos positivos e negativos, mas nas outras eles maximizam os positivos enquanto que em nossa cidade se maximizam os negativos.
Desde que o Mago tornou-se prefeito, tem adesivos nos carros: “Deixa o Mago Trabalhar”. Resolvi por conta e risco descobrir quem são esses infelizes, amaldiçoados que até hoje, depois de 3 anos de governo ainda não deixaram o Mago fazer quase nada nesta cidade. Deve ser algum espírito de porco.. algum desgraçado que impede as ações do Mago!

A nova série do Blog será uma postagem semanal sobre os dramas e comédias desta cidade que tanto amamos. Hoje, vamos conhecer a frota arrendada da EMLUR que presta serviços de limpeza e coleta de resíduos. Não entendo até hoje como se paga um aluguel mensal, que daria para comprar um caminhão novo. Como faço parte dos 95% que acreditam na boa fé do Mago, deve haver alguma explicação!Nas próximas semanas conheceremos os PSF´s (todos fotografados), os hospitais (todos fotografados), os bairros periféricos (todos fotografados), as praças da periferia (todas fotografadas), para que o Mago tome conhecimento logo, antes que a luz apague.

Temos que ter orgulho de nossa cidade, quero fazer valer o slogan “A cidade é outra”!




Meu nome não é Jonny, é Paula!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Clique na imagem para ampliar
Na minha primeira postagem registrei a primeira sessão da Câmara de João Pessoa vazia. Hoje foi declaratória. Quem anda tiririca com isso tudo é Paula Frassinete.
Fui até a Cãmara e entrevistei a socialista que por 3 anos consecutivos apresenta um projeto estabelecendo que a Câmara Municipal de João Pessoa realize sessões ordinárias de segunda à sexta.

A vereadora não vê razão para que os vereadores só realizem sessões de terça à quinta. “Temos que estar permanentemente na Câmara realizando sessões e debatendo os principais problemas e anseios da população pessoense, hoje novamente não teve... ontém ao meio dia só estavam presentes 3 vereadores”, disparou.

Atualmente, a Câmara só realiza sessões nas terças, quartas e quintas. As segundas ficam reservadas para reunião das comissões permanentes. A verdade, segundo Paula é muito dificil ver vereadores na Câmara ultimamente.

A proposta divide opiniões. Para boa parte, os vereadores não trabalham apenas no plenário, mas visitando suas bases e colhendo in loco os problemas da população.

O projeto de Paula estrará na pauta de votação e deverá ser votado ainda este mês.

Escute a entrevista abaixo, pois Paula solta o verbo e conclama os vereadores que estejam presentes na Câmara Municipal. Escute a entrevista abaixo e tire suas conclusões.

Como diria Boris Casoy: "É uma vergonha!"

Paula - Entrevista com Paula Frassinete

O Calote - Parte I

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR E GUARDAR


O vereador Watteau Rodrigues, não tem papas na língua, e diz o que acha, mesmo quando solta seu fogo amigo e cobra no ar o prefeito Ricardo Coutinho, solução para um calote dado em João do Rick Som. Como dizia Luis Otávio: "O Que me lasca é minha memória", posso hoje dizer: "O que me lasca é meu HD", pois tenho o hábito de guardar tudo. O áudio é histórico e o programa, Correio Debate que escuto diariamente.Um ouvinte entra no ar e faz a seguinte pergunta ao vereador do Partido Comunista Watteau Rodrigues:

Ouvinte -
Eu queria que o vereador pudesse explicar para toda Paraíba e João Pessoa... sobre uma sindicância na Prefeitura de João Pessoa investigando o vereador sobre uma dívida de 40 mil reais com o empresário João do Rick Som. Queria saber se o vereador pode explicar isso para gente, boa tarde !

Na bucha o vereador assume a dívida e vai mais além: Confirma que foi aberta uma sindicância para saber por que não havia sido pago, já que o evento foi realizado, o prefeito Ricardo foi ao evento, inclusive, faturou politicamente (palavra de Watteau). No ar, Watteau assume o compromisso de cobrar do Prefeito Ricardo Coutinho o calote que já ultrapassa 600 dias.

O processo da comissão de sindicância que o ouvinte se refere, é o que apura o débito da Prefeitura Municipal de João Pessoa com a firma VIPROART (Vital Gonçalves Cavalcanti – ME) no valor de R$ 40.000,00 por ocasião do evento “Festival de Esportes 2006” realizado no Busto de Tamandaré
Números dos Processos: 043989/2006 e 058842/2006.

Escute o audio e comente:
Política - Entrevista com Watteau Rodrigues




Sucessão Municipal

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

" clique na imagem para ampliar"

"Nunca na história deste país companheiro, se viu tanta indecisão..." (Dr. Lula)
Quem vai enfrentar Ricardo Coutinho nas eleições de outubro ? Parece que é coisa para "Mãe Diná" revelar. Finalmente, quem será o nome da oposição? Esse moído todo, esse gueri-gueri cada vez mais confirma que a oposição ta mesmo é batendo pino e com aquilo abrindo e fechando. Já que os partidos não apontam ninguém, eu colocaria como candidata, uma mulher de fibra para enfrentar o Mago. Lurdí Jipão - 40 anos de cabaré e não se troca por muitos machos. Lurdí Jipão mora em Mangabeira 25 e se diz a candidata dos moto-taxistas, motoristas de ônibus, donos de fiteiros, alternativos, agentes de saúde e todos os descamisados e descamisadas. Na sua opinião, Lurdí Jipão pode bater o Mago em outubro ?

HOJE É DOMINGO...

domingo, 17 de fevereiro de 2008

" clique na imagem para ampliar"

Com a decisão do Presidente da Câmara da capital em restringir os debates em plenário, alguns vereadores não sabem o que fazer daqui pra frente. Na sua opinião, os vereadores devem debater o que?
(1) Olimpíadas Pequim 2008
(02) Campeonato Paraibano de Futebol
(03) Quem vai ganhar o Big Brother 8
(04) Colocar somente nomes de ruas até cansar
(05) Distribuir título de cidadão Pessoense
(06) Outra sugestão

“A Máfia do Lixo” PARTE I

sábado, 16 de fevereiro de 2008

O mundo do lixo, licitações fraudulentas e irregulares, contratos superfaturados ou não executados e troca de favores no jogo político são vícios comuns na prestação terceirizada de serviços de limpeza urbana. Aproximação de empresas com poder público alimenta esse círculo, que estende sua área de abrangência também pela Paraíba.

Repetições de licitações viciadas ou a própria dispensa de licitação, superfaturamento, não-execução de contratos e barganha política, a partir do financiamento de campanhas eleitorais pelas empresas de limpeza urbana, são fatos comuns na prestação de serviços na área de lixo. O argumento da urgência ambiental derruba licitações. O lobby e a permissividade com o poder público resultam em concorrências dirigidas, vencidas por quem está na área há mais tempo.

A dificuldade de provar a coleta, a varrição e os preços cobrados (o peso do lixo aumenta 40% com as chuvas, por exemplo), associada às dotações orçamentárias milionárias, favorece o superfaturamento dos contratos. Esses mesmos contratos deixam de ser executados em conformidade com os pagamentos efetuados por causa da fiscalização ineficaz.

Ao mesmo tempo, as empresas sabem como ganhar vantagem no jogo político, atacando numa das principais frentes: as campanhas eleitorais. Nas eleições de 2002 e 2004, quatro das maiores empresas que atuam no País irrigaram R$ 9,75 milhões nas campanhas de diversos partidos. E isso com base apenas na declaração oficial feita ao Tribunal Superior Eleitoral.

Vale a pena ler o livro “Al Kartell” do Ênio Noronha ou visitar o portal do www.mafiadolixo.com.br que por ironia do destino cita a cidade de João Pessoa como rota desta ação mafiosa imunda.

Clilson Júnior
( pode copiar, reproduzir desde que cite a fonte - http://manchetepb.blogspot.com/ )

“Deputados Paraibanos gastaram mais de 202 mil litros de gasolina”

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

"A FARRA COM A VERBA INDENIZATÓRIA"

Nos doze últimos meses da atual legislatura, os 11 deputados federais paraibanos compraram combustível, com dinheiro da Câmara, suficiente para dar 15 voltas ao redor da Terra. Para comprovar, eles apresentaram notas fiscais - no total de R$ 445.355,18 (quatrocentos e quarenta e cinco mil, trezentos e cinqüenta e cinco reais e dezoito centavos) , o que daria para comprar 202 mil 434 litros de gasolina (duzentos e dois mil , quatrocentos e trinta e quatro litros de gasolina ) Essa é apenas uma fatia dos milhões que o Legislativo reembolsou aos deputados paraibanos entre janeiro a dezembro de 2007 a título de verba indenizatória, segundo levantamento feito por mim no portal da transparência da Câmara. “As cifras astronômicas engorda os salários dos deputados federais paraibanos, sem o desgaste de aparecer no holerite do mesmo”, alertou ao BLOG um especialista em contas públicas que atua junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Criada em 2001 pelo então presidente da Câmara e hoje governador Aécio Neves (PSDB-MG), justamente para compensar insatisfações salariais, a verba é até hoje de difícil fiscalização. Os dados são obtidos pelo site Transparência no portal da Câmara. Para chegar aos números, basta qualquer cidadão acessar e navegar pelo portal no seguinte endereço www.camara.gov.br.

O podium vergonhoso dos deputados gastões paraibanos é formado por , Wilson Santiago - PMDB (R$ 249.050,02) em primeiro lugar, Armando Abílio - PTB (R$ 234.000,00) em segundo e Manoel Júnior - PSB (R$ 232.925,10) na terceira colcocação dos que gastam mais, pois declararam esses valores mediante apresentação de notas fiscais - obrigatória para ter o reembolso da Câmara - nos últimos doze meses de mandato, em usos diversos. (Janeiro/07 à Janeiro/08).

Pelas regras em vigor, cada parlamentar pode gastar até R$ 180 mil por ano, mas o reembolso máximo é de R$ 15 mil mensais. Quem ultrapassa a cota em um mês recebe o valor excedente no mês seguinte.

"A DENÚNCIA"

A Câmara dos Deputados só limita o gasto com combustíveis - R$ 4,5 mil mensais – por deputado, medida tomada após a suspeita de que ocorria uso de notas frias e gastos superfaturados, levantada pelo TCU. A prática, porém, mostra que o teto mensal de gastos virou piso. Os Deputados paraibanos engordaram os gastos de janeiro de 2007 a janeiro de 2008 para usar a cota total de R$ 15 mil reais como verba indenizatória, até mesmo em meses com janeiro e fevereiro, mesmo ausente da Casa, sem falar no salário de R$ 12.847,20.

Na matemática da prestação de contas, vale tudo para não perder um só centavo do teto reservado à compra de combustíveis. Nas declarações dos paraibanos são comuns valores quebrados, como estas contas: 971,41+3.528,59, 130,93+4.369,07 ou ainda 3.069,74+1.430,26. No final, porém, a conta dá quase sempre o mesmo resultado, R$ 4,5 mil.

"COMO DIRIA JOTA JR, ENDOIDEÇA NÃO"

Quando os Deputados da Paraíba declaram ter esgotado toda a cota de combustíveis entre janeiro de 2007 a janeiro de 2008 - R$ 4,5 mil mensais cada um- precisariam de muito mais tempo para esvaziar o tanque. Se esse valor fosse usado para comprar gasolina, de acordo com o preço médio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), seria possível ir do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) e voltar 300 vezes. Depois de conhecer os extremos do País, ainda sobraria combustível para dirigir por 500 vezes, ida e volta, de Brasília a Angra dos Reis (RJ).

"FAZ DE CONTA"

'É impossível fiscalizar todas as notas', diz procurador do TCU. Para Lucas Furtado, o sistema é ‘faz-de-conta’ e serve apenas para engordar salários sem desgaste público. Os números apenas sugerem, mas o procurador-geral vai direto ao ponto: a verba indenizatória é um salário extra de R$ 15 mil, acrescido ao contracheque de R$ 12.847,20 do deputado. Furtado garante que não há nem haverá fiscalização das notas fiscais, porque seria impossível. “Isso é faz-de-conta. É uma sistemática para dar um aumento de salário que eles não têm como justificar”, critica. “E mais, nesse valor não incide Imposto de Renda nem contribuição previdenciária, porque tem natureza indenizatória.”
Indagado por que o TCU não investiga a fundo esses gastos, Furtado explica: “Não há como fazer uma auditoria em tudo. Um deputado junta, só de combustível, dezenas de notas. Ainda que fosse por amostragem, seria impensável.” E insiste: “Essa sistemática não tem como ser fiscalizada.”

Do ponto de vista formal, como tem previsão orçamentária, a verba indenizatória está dentro da lei, garante o procurador-geral do TCU. A única irregularidade é quando o recurso é usado para promoção pessoal - prática vedada pela Constituição.

“De resto, podemos achar ruim, mas não é ilegal”, lamenta. Recentemente, Furtado encaminhou representação ao tribunal contra um deputado que usou a verba indenizatória para se promover na primeira página de um jornal de seu Estado.

"ONZE GASTÕES E UM SEGREDO"

Agora você entende o motivo de usar o nome do Filme para diagramar a matéria. É que Investiguei através do Portal da Transparência da Câmara dos Deputados todos os 12 deputados paraibanos: ARMANDO ABÍLIO (PTB /PB), DAMIÃO FELICIANO (PDT /PB), EFRAIM FILHO (DEM /PB), LUIZ COUTO (PT /PB), MANOEL JUNIOR (PSB /PB), MARCONDES GADELHA (PSB /PB), RONALDO CUNHA LIMA (PSDB /PB), VITAL DO RÊGO FILHO (PMDB /PB), WALTER BRITO NETO (PRB /PB) , WELLINGTON ROBERTO (PR /PB), WILSON BRAGA (PMDB /PB), WILSON SANTIAGO (PMDB /PB) e o único que jamais usou a verba indenizatória mensal no valor de R$ 15 mil reais, foi o DEP .RÔMULO GOUVEIA (PSDB /PB). O deputado campinense jamais gastou um único centavo da verba indenizatória durante seu mandado parlamentar iniciado em janeiro de 2007, uma raridade entre os deputados de todo Brasil. Antes tarde do que nunca, podemos comemorar!

Clilson Júnior
( pode copiar, reproduzir desde que cite a fonte - http://manchetepb.blogspot.com/ )

Reabertura dos Trabalhos na Câmara de JP

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Seria cômico se não fosse trágico. Hoje dia 14 de fevereiro de 2008 na abertura dos trabalhos na Câmara Municipal essa foto já diz tudo. O Vereador Benilton Lucena às 10:42, em plena sessão fazia um discurso de 14 minutos e 3 segundos para uma platéia quase ausente (Anibal, Luciano Cartaxo e Potengí que acabara de chegar). Agora observe que o Painel registra a presença de 15 vereadores. Com a palavra você, cidadão Pessoensse! Onde estão os vereadores? Você responde ! Lei do Silêncio ? Lei da Mordaça? (Click na foto para ampliar)